Espaço Eça, um Espaço com Estórias

terça-feira, dezembro 15, 2015



Em pleno centro de Leiria, na chamada “Rua direita”, que pouco deve ao nome, existe na Rua Barão de Viamonte, um recanto “Cativante”, classifica Alexandra Lontro,contabilista de profissão.
 É assídua nas visitas ao local e quando lhe pedem para descrever o Espaço  Eça  não poupa nas
palavras: “É Espantoso”, diz de sorriso estampado no rosto.
História, cultura, lazer e entreajuda são as palavras-chave utilizadas pelos seus visitantes, para caracterizar o projeto.
Idealizado por um casal amante da cultura portuguesa e concebido para homenagear o que a nossa literatura tem de melhor, Susana e Luís Ventura escolheram esta ”belíssima e harmoniosa cidade pois foi onde Eça de Queiroz viveu a maior parte da sua vida”, conta-nos a gerente.
A decoração do local contrasta tons de cinza e preto com móveis em madeira maciça. E a temperatura ambiente está sempre convidativa a uma boa leitura. O grande relógio redondo nas firmes paredes brancas marca a passagem do tempo que, dentro do Espaço Eça, se sente de forma suave.
A esta maré de cultura junta-se a gastronomia. Com refeições cuidadosamente selecionadas e preparadas, como são os exemplos das empadas de alheira, tapas de choco frito ou bolos vendidos à fatia de vários tipos, os que visitam o Espaço Eça podem, de forma económica, provar alguns petiscos tipicamente portugueses, bem como degustar os melhores vinhos classificados a nível nacional.

Ler, conviver, estudar, partilhar ou até desfrutar de algumas bebidas e/ou petiscos, são os principais motivos de visita ao sítio. 
A equipa é formada pelos dois elementos da gerência. “Somos sempre gentilmente recebidos por qualquer um dos dois que lá esteja para nos encaminhar,” diz-nos Diana Sofia, de 21 anos, estudante de Informática para a Saúde, que utiliza o espaço como base operacional para a realização dos seus trabalhos de grupo.
Centro de estudos para muitos, biblioteca para quem a procura e até centro de congressos para alguns, neste local, relatam os  que por lá passam,“encontramos a plenitude e o equilíbrio total.”
Existem também vários momentos em que o Espaço Eça se alicerça a projetos de solidariedade.
Para breve está inclusivamente agendada uma exposição a favor da associação “Os
Malmequeres”, sediada nos Marrazes. 
A exposição, que será de entrada gratuita, mostrará alguns trabalhos feitos e pintados à mão por docentes desta associação, portadores de deficiências mentais, utilizando apenas diversos tipos de madeira para o efeito. A exposição começará já no próximo dia 17 neste mês, e durará até ao final do mês de Dezembro.
Entre as três salas existentes, o cantinho da leitura é o favorito para a maioria dos utilizadores, e basta visitá-lo para entender rapidamente o porquê.
“A Câmara Municipal de Leiria apoiou a iniciativa não colocando nenhum entrave quanto ao licenciamento necessário para a abertura do espaço e publica também sempre na “leiriagenda” todos os eventos existentes no local desde a sua abertura,” refere Luís, no decorrer da conversa.
Têm as portas abertas ao público das 09h as 19h, de segunda-feira a sábado, desde o dia 19 de Julho de 2014.
“Encontramos aqui a paz de mãos dadas com o que de melhor Portugal tem: cultura, gastronomia e vinicultura.” Conta  Fernando, advogado aposentado que todos os dias lancha no local.
Em jeito de balanço, “uma aposta conseguida, que superou todas as expetativas”, afirma Luís, um dos fundadores do Espaço Eça.









You Might Also Like

0 comentários

Instagram